Progep divulga boletim com informações sobre alterações na carreira
Publicada em
20/02/25
Atualizada em
20/02/25 14h36m
195 Visualizações
Documento explica modificações trazidas pela MP nº 1.286, publicada pelo Executivo em dezembro de 2024

Na última segunda-feira, 17 de fevereiro, a Secretaria Técnica de Pessoal Docente (STPD), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFSM, lançou o Boletim nº 86, tratando sobre as alterações na carreira docente trazidas pela Medida Provisória (MP) nº 1.286. Publicada em 31 de dezembro de 2024 pelo governo federal, a MP traz uma série de modificações no Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, a exemplo de:
- reenquadramento na carreira docente de Magistério Superior, resultando na unificação das classes A e B;
- reenquadramento na carreira docente de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), resultando na unificação das classes D I e D II;
- reajuste salarial de 9% a partir de 1º de janeiro de 2025.
Além de especificar os pontos acima mencionados, o boletim também esclarece como ficam as progressões e promoções na carreira docente, com orientações para as e os professores sobre a implementação das progressões e reajustes financeiros na folha de pagamento.
Quanto aos reajustes salariais, o documento emitido pela Progep informa que serão implementados na folha de pagamento após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a conversão da MP em lei. Tais reajustes ocorrerão conforme constam nas tabelas financeiras disponíveis na página: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/progep/medida-provisoria.
Leia a íntegra do Boletim Informativo aqui.
Nesta última segunda, integrantes da diretoria da Sedufsm reuniram-se com o reitor da UFSM, Luciano Schuch, a vice-reitora, Martha Adaime, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Frank Casado, e a secretária técnica de Pessoal Docente, Marli Hatje. A implementação da MP na UFSM, bem como a proposta de minuta sobre as progressões e promoções docentes, esteve na pauta da conversa. Leia aqui.
Pressão em Brasília
Entre esta quinta, 20, e o sábado, 22 de fevereiro, o ANDES-SN e suas seções sindicais mobilizam-se em Brasília para pressionar Congresso pela aprovação da LOA e a conversão da MP em lei.
Texto: Bruna Homrich, com informações de UFSM
Imagem: Arquivo
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia

Documentos
- Boletim informativo da STPD-Progep/UFSM