Setor das Federais do ANDES-SN projeta mobilização para março em defesa do reajuste SVG: calendario Publicada em 25/02/25
SVG: atualizacao Atualizada em 26/02/25 13h17m
SVG: views 400 Visualizações

Sedufsm participou da reunião nacional, ocorrida nos dias 21 e 22 de fevereiro, na capital federal

Alt da imagem

O setor das Instituições Federais de Ensino Superior do ANDES-SN reuniu-se na última sexta, 21, e sábado, 22, em Brasília (DF), para discutir estratégias de mobilização da categoria face às dificuldades de aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Medida Provisória (MP) 1286/2024, responsáveis por garantir os índices de reajuste e as alterações na carreira acordados ao fim da greve docente no ano passado. A Sedufsm esteve representada na reunião pelo presidente Everton Picolotto e pela diretora Vânia Rey Paz, que também participaram, ao lado do professor da base da UFSM, Julio Quevedo, das manifestações na Esplanada dos Ministérios

Tendo iniciado, na sexta pela manhã, com um debate sobre a necessidade de enfrentamento ao arcabouço fiscal, os outros momentos do encontro foram reservados às discussões específicas sobre o setor das Federais, as negociações com o governo e a pressão a parlamentares. 

*Professor Everton Picolotto e professora Vânia Rey Paz representaram a Sedufsm na reunião do Setor 

“Foi realizado um informe sobre a articulação do ANDES-SN com as entidades do Fonasefe para uma jornada de mobilização entre os dias 10 e 12 de março, com proposta de paralisação no dia 11, a fim de pressionar parlamentares e governo para destravar o nosso reajuste”, informa Picolotto, acrescentando que a previsão é de a LOA ser votada nos dias agendados para a mobilização. O dia 11 de março também será marcado pela luta contra a instituição do ponto eletrônico para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).  

Para debater e decidir de que forma se juntará ao movimento nacional, a Sedufsm realizará assembleia docente na próxima sexta-feira, 7 de março, no auditório Suze Scalcon (localizado na sede da seção sindical), com primeira chamada às 8h30 e segunda chamada às 9h. Na pauta, os seguintes itens: 1. Informes; 2. Paralisação do dia 11 de março e mobilização docente; 3. Assuntos gerais. Além de Santa Maria, a assembleia ocorrerá também nos campi da UFSM em Frederico Westphalen (Bloco 2, sala 19)Palmeira das Missões (Prédio 1, sala 114) e Cachoeira do Sul (Sala 21, auditório do prédio C3), no mesmo dia e horário definidos para a sede. 

Caso a LOA não seja votada em março, já está no horizonte uma nova rodada de assembleias e nova reunião do setor das Federais para dar continuidade à pressão. 

Outros encaminhamentos 

A reunião do setor das Federais dos dias 21 e 22 também encaminhou que o ANDES-SN irá desenvolver uma série de ações para conscientizar a categoria docente sobre as atuais mudanças na carreira, visto que muitos e muitas docentes estariam com problemas de promoção e progressão devido às diferentes interpretações da MP 1286 pelas reitorias.

Vânia Paz, presente à reunião, destaca ainda outras deliberações referentes ao tema Carreira e Condições de Trabalho: ação nacional para unificar o entendimento das novas regras e dos avanços da greve; elaboração de um Estudo que calcule as perdas financeiras da categoria em decorrência do atraso na aprovação da LOA e da MP, com consultas ao jurídico do Sindicato Nacional e das seções sindicais; estudo do DIEESE sobre financiamento/ infraestrutura nas Instituições de Ensino Superior (IES). Para a próxima reunião do setor, que ocorrerá em abril, cada seção sindical deve levar informes sobre as condições infraestruturais de suas universidades, colégios e institutos. 


 

Texto: Bruna Homrich

Fotos: ANDES-SN

Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

GT delibera rodada de assembleias sobre combate ao assédio nas Universidades

SVG: calendario 28/04/2025
SVG: tag ANDES-SN
Docentes da Sedufsm participaram do Seminário e reunião do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) que ocorreu de 23 a 27 de abril, em São Paulo

ANDES-SN promove IV Seminário Integrado do GT Política de Classe para questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual

SVG: calendario 24/04/2025
SVG: tag ANDES-SN
Sedufsm participa do evento que iniciou nesta quinta, 24, e encerra no domingo, 27

Governo sanciona LOA 2025 e reajuste com valores retroativos está garantido para 2 de maio

SVG: calendario 14/04/2025
SVG: tag ANDES-SN
Sanção da Lei Orçamentária foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na quinta, 10 de abril

Veja todas as notícias