Nesta quarta, Santa Maria protesta contra anistia e PEC da Blindagem
Publicada em
22/09/25
Atualizada em
22/09/25 17h36m
38 Visualizações
Sedufsm participa da mobilização, que inicia às 17h, na Praça Saldanha Marinho

A Sedufsm é uma das várias organizações que participará da manifestação contra a anistia a golpistas e contra a PEC da Blindagem, nesta quarta-feira, 24, em Santa Maria. Com início marcado para às 17h, na Praça Saldanha Marinho, o protesto ainda reforçará as pautas defendidas pelos movimentos sindical, estudantil e social no último período:
- Isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil
- Fim da escala de trabalho 6x1 (seis dias trabalhados e um dia de descanso)
- Taxação das grandes fortunas
“O Brasil precisa de justiça social, não de blindagem para quem ataca a democracia”, afirmam as entidades que convocam o ato.
Também chamada de “PEC da Bandidagem”, a proposta, aprovada na última semana pela Câmara dos Deputados, dificulta que deputados(as) e senadores(as) sejam alvos de processos judiciais. Na prática, parlamentares só poderão responder a processos criminais no Supremo tribunal federal (STF) mediante autorização do Congresso Nacional. E isso seria válido inclusive para crimes cometidos na área civil.
O tema vem gerando revolta nacional. Neste domingo, 21 de setembro, diversas capitais reuniram milhares de pessoas nas ruas, que protestavam contra a PEC e, também, contra a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e abolição da democracia.
- 24/09 – Quarta-feira
- 17h
- Praça Saldanha Marinho – Centro
Texto: Bruna Homrich
Imagem: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
