Funcionalismo organiza Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa
Publicada em
07/10/25
Atualizada em
07/10/25 17h16m
105 Visualizações
Sedufsm abre inscrições para docentes interessados(as) em participar da manifestação na capital federal

No dia 29 de outubro ocorrerá, em Brasília (DF), a Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa. O ANDES-SN, em articulação com demais entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), convoca as seções sindicais a fortalecerem a mobilização e garantirem a presença da categoria docente na capital federal. A concentração será às 9h, no Museu Nacional da República.
A convocação é resultado da Reunião Conjunta dos Setores das Ifes e Iees/Imes/Ides, realizada nos dias 24 e 25 de setembro, e busca fortalecer a resistência nacional contra a proposta que ameaça os serviços públicos. A Reforma Administrativa, apresentada sob o falso argumento de combater supersalários (que representam apenas 0,3% do funcionalismo), visa, na prática, acabar com a estabilidade e desprofissionalizar os serviços públicos, piorando sua qualidade.
Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 7, as e os docentes da base da Sedufsm aprovaram que a seção sindical enviará representações para a Marcha na capital federal. Quem tiver interesse deve escrever para sedufsm@terra.com.br, a fim de garantir sua vaga. O prazo de inscrições inicia nesta quarta, 8 de outubro, e vai até a próxima quarta, 15 de outubro. O subsídio a docentes da UFSM para permanência em Brasília é por conta da Sedufsm, e o deslocamento até a capital federal será com ônibus organizado pela Regional RS do ANDES-SN. A saída será de Porto Alegre, no dia 27 de outubro, e o retorno será no dia 29, após a manifestação. Além da caravana a Brasília, uma série de outras ações foram deliberadas pelas e pelos docentes da UFSM. Mais informações aqui.
Mesa Nacional de Negociação Permanente
Além de barrar a contrarreforma Administrativa, a mobilização cobrará o cumprimento dos acordos de greve firmados no ano passado, ainda descumpridos pelo governo, e denunciará o Congresso Nacional, que tem priorizado blindagens e anistias em benefício próprio. No dia 29 de outubro ocorrerá a rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que havia sido marcada inicialmente para junho deste ano.
“É importante que a nossa base se mobilize, se organize em caravanas e esteja em Brasília no dia 29, quando ocorrerá a Mesa Nacional. Vamos exigir que os acordos sejam cumpridos e que a reforma Administrativa não seja votada no Congresso”, afirmou Annie Hsiou, 3ª vice-presidenta do ANDES-SN.
Texto: ANDES-SN, com edição de Bruna Homrich
Arte: ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
