Sindicato convida docentes para Grupo de Estudos sobre Reforma Administrativa
Publicada em
07/11/25
Atualizada em
07/11/25 16h42m
171 Visualizações
Reunião formativa ocorre na próxima terça, 11, na Casa Clóvis Guterres
Compreender com mais profundidade os ataques contidos no projeto de Reforma Administrativa (PEC 38) em tramitação na Câmara dos Deputados e se municiar de informação para dar sequência à luta contra o desmonte do Estado brasileiro são objetivos do grupo de estudos que se inicia na próxima terça-feira, 11. A iniciativa é aberta a todas e todos os docentes que queiram discutir a temática.
O primeiro encontro do grupo ocorre na Casa Clóvis Guterres (rua Erly de Almeida Lima, 690, Camobi), das 14h às 15h30, no formato presencial e com participação online exclusiva de docentes dos campi da UFSM em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O professor ou professora desses campi que tiver interesse em participar da discussão deve solicitar o link da sala virtual por email (sedufsm@terra.com.br) ou WhatsApp (55 99962-2248). Essa primeira reunião contará com a presença da assessoria jurídica da Sedufsm para auxiliar no entendimento e esclarecimento de dúvidas.
"A ideia é que todas as terças-feiras a gente se reúna na casa Clóvis Guterres e, a partir de uma primeira reunião com a assessoria jurídica, apontemos quais são as principais dúvidas da categoria e os enfoques que a gente acha importante debater e aprofundar. É uma maneira de instrumentalizar não apenas quem quer se aprofundar, mas também aquelas pessoas que ainda não sabem muito sobre a reforma e que, a partir dessa instrumentalização, possam replicar informações. Então, é como se a gente estivesse criando células replicadoras de informações sobre a reforma administrativa a partir desse grupo de estudo. E que, com isso, a gente possa fazer com que mais pessoas da categoria docente compreendam o que está sendo tramitado no Congresso Nacional e possam se engajar na luta contra a reforma administrativa", diz Neila Baldi, diretora da Sedufsm.
A criação do grupo de estudos sobre a Reforma Administrativa foi uma sugestão vinda da assembleia docente ocorrida nesta segunda, 3 de novembro, tendo sido reforçada na reunião de avaliação ocorrida na quinta, 6. Ao longo das duas últimas semanas, a diretoria percorreu unidades de ensino da UFSM dialogando com a categoria a respeito dos ataques contidos na reforma, que penaliza servidores e população, atacando direitos e sucateando serviços públicos.
Texto: Bruna Homrich
Imagem: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia