ANDES-SN divulga diagnóstico sobre acolhimento de docentes aposentadas e aposentados SVG: calendario Publicada em 28/09/26
SVG: atualizacao Atualizada em 28/09/26 19h21m
SVG: views 45 Visualizações

Levantamento reúne informações de 35 seções sindicais e aponta avanços e desafios nas ações de acolhimento e integração de docentes aposentadas e aposentados

Alt da imagem
Ato das e dos docentes aposentadas/os do ANDES durante a Jornada de Assuntos de Aposentadora (21 e 22 de setembro de 2026). Eline Luz/Imprensa ANDES-SN.

O ANDES-SN publicou, por meio da Circular nº 394/2026, na última quinta-feira (24), os dados do diagnóstico sobre as condições de acolhimento, apoio e suporte às e aos docentes aposentados nas instituições de ensino. O levantamento foi realizado a partir de informações encaminhadas por 35 seções sindicais.

O diagnóstico reúne informações sobre as formas de acolhimento, participação sindical, comunicação e integração de docentes aposentadas e aposentados. Os dados apontam desafios e possibilidades para fortalecer a organização e a participação desse segmento na vida sindical, além de contribuir para a construção de ações voltadas à permanência do vínculo com a categoria.

A iniciativa foi aprovada no 44º Congresso do ANDES-SN, que deliberou pela realização de um diagnóstico sobre as condições de acolhimento, apoio e suporte às e aos docentes aposentados nas instituições de ensino.

As informações mostram que o suporte oferecido pelas seções sindicais está mais consolidado nas questões jurídicas e administrativas. Em 94,3% das seções consultadas, há atendimento relacionado a temas como paridade, integralidade e Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Por outro lado, apenas 48,6% promovem ações de acolhimento ou orientação no momento de transição para a aposentadoria.

Para saber mais, acesse o anexo da Circular nº 394/2026 e confira o diagnóstico completo.

X Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente e IV Jornada de Assuntos de Aposentadoria

O diagnóstico foi apresentado durante a IV Jornada de Assuntos de Aposentadoria, realizada pelo ANDES-SN em Brasília (DF), entre 18 e 22 de setembro, juntamente com o X Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente. A programação reuniu representantes de seções sindicais, coletivos de oposição e convidados para discutir temas relacionados à saúde e às condições de trabalho docente, à Previdência e aos desafios enfrentados por professoras e professores aposentados. Entre os debates da Jornada estiveram o idadismo no contexto do trabalho docente, o acolhimento e suporte a docentes aposentadas e aposentados e os desafios da luta pelo fim da contribuição previdenciária.

A programação também abordou os impactos das condições de trabalho sobre a saúde e o adoecimento da categoria. No X Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente, foram debatidos a defesa do SUS, os resultados da Enquete Nacional de Saúde do ANDES-SN, a intensificação do trabalho, o direito à desconexão, os afastamentos por adoecimento mental e a relação entre tempo de carreira, adoecimento e qualidade de vida na aposentadoria. A Sedufsm acompanhou as atividades com a participação do diretor Jadir Lemos. Leia a cobertura completa dos eventos.

Próxima quinta, 1° de outuro: III Encontro do GTSSA da Sedufsm debate saúde e trabalho em Santa Maria

A discussão sobre as condições de trabalho e seus impactos na saúde terá continuidade em Santa Maria no dia 1º de outubro, durante o III Encontro do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Sedufsm. Com o tema “Trabalho docente e saúde”, a atividade será realizada das 8h30 às 17h, no Hotel Itaimbé, Sala Plátano.

As inscrições para o encontro podem ser realizadas até esta segunda-feira, 28 de setembro, pelo e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelo WhatsApp (55) 99962-2248.

Confira aqui a programação completa do encontro.

Texto: ANDES-SN/ edição Nathália Costa

Imagem: Eline Luz/ANDES-SN

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN debate impactos do trabalho na saúde docente e os desafios da aposentadoria e da Previdência no serviço público

SVG: calendario 24/09/2026
SVG: tag ANDES-SN
Diretor da Sedufsm, Jadir Lemos, participou da programação que reuniu representantes de seções sindicais em Brasília; entre os dias 18 e 22 ocorreram reunião do GTSSA, X Seminário Nacional de Saúde e IV Jornada de Assuntos de Aposentadoria

Grupos de Trabalho do ANDES-SN debatem protocolo de desenvolvimento da carreira docente

SVG: calendario 21/09/2026
SVG: tag ANDES-SN
Diretora da Sedufsm participou de reuniões dos GTs Carreira e Multicampia nos dias 18 e 19 de setembro

ANDES-SN realiza seminário sobre saúde docente e jornada de aposentadoria

SVG: calendario 17/09/2026
SVG: tag ANDES-SN
Diretor da Sedufsm participa de eventos que vão de 18 a 22 de setembro em Brasília

Veja todas as notícias