Editora da UFSM: passado, presente e futuro SVG: calendario Publicada em 19/06/2020 SVG: views 2397 Visualizações

                 Em 2019, a Editora da UFSM completa 38 anos tendo como missão “ Contribuir para a difusão cultural e intelectual do conhecimento, propagar ideias e saberes através da publicação de livros de qualidade e ações inovadoras no universo dos livros de forma a envolver a comunidade e como objetivos a disseminação do conhecimento e da cultura; a melhoria na divulgação da marca; a promoção das obras publicadas pela Editora UFSM; o aumento do número de obras publicadas e o estreitamento das relações com os autores”.

Ao longo destes anos já foram publicados mais de 300 livros em formato impresso e quase setenta em formato eletrônico, sendo que, desde 2014, a Editora da UFSM passa por profundas e significativas mudanças, a saber: publicação de livros eletrônicos, os e-books; maior participação em eventos; realização de ações culturais, destacando-se os minicursos de oratória, redação acadêmica e a realização da reunião anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), em 2015, pela primeira vez em Santa Maria; reestruturação do setor de comunicação, através de ações focadas e delineadas de marketing digital; criação do Informativo da Editora com edição semanal, bem como a criação da Revista Estilo Editorial, de publicação anual, a qual já está em seu sexto número, tendo como foco o processo de produção editorial; ampliação do número de colaboradores, passando de três para dez, bem como capacitação e qualificação permanente da equipe, aperfeiçoamento das ações de logística e distribuição, através da prospecção de formas de dinamizar a circulação dos livros com eficiência e eficácia.

Além disso, devido ao planejamento econômico-financeiro adotado com acuidade e serenidade, a Editora vem conseguindo manter sua publicação em dia, mesmo em um cenário de forte contração e restrição econômica pelo qual vêm passando as instituições de ensino do país, devido a uma política equivocada, por parte do Governo Federal, que não valoriza a Ciência e a Tecnologia, que são motores do desenvolvimento econômico e social.

Enfim, a Editora da UFSM tem vários desafios pela frente visando consolidar sua visão de tornar-se referência no mercado editorial brasileiro, pelo conteúdo técnico, cultural, tecnológico e científico de suas publicações , contudo, a gestão atual mostra que os procedimentos e as práticas adotadas coadunam com a eficácia e eficiência das ações desenvolvidas.             

Sobre o(a) autor(a)

SVG: autor Por Daniel Arruda Coronel
Professor do departamento de Economia e Relações Internacionais.

Veja também