Docentes da UFSM aprovam semana de mobilização por cumprimento do acordo de greve SVG: calendario Publicada em 06/12/24
SVG: atualizacao Atualizada em 06/12/24 18h37m
SVG: views 387 Visualizações

Visitas às unidades de ensino e distribuição de panfletos informativos estão na agenda de atividades

Alt da imagem

A próxima semana será de mobilização na UFSM. Reunidos em assembleia na tarde desta sexta-feira, 6, as e os docentes aprovaram uma série de atividades que incluem desde um diálogo mais próximo com a categoria nas unidades de ensino até a ocupação de espaços em meios de comunicação locais para explicar à comunidade os motivos da mobilização. 

No centro das reivindicações está a pressão para que o governo federal cumpra o Acordo de Greve nº 10/2024, de 27 de junho de 2024, no qual constam itens diversos, como a recomposição salarial nos anos de 2025 e 2026 e o reenquadramento das e dos aposentados, em especial daqueles prejudicados com a criação da classe de associado.

Mas não é só na UFSM que a próxima semana será movimentada. Nacionalmente terão atividades em outras universidades, uma vez que o setor das Instituições Federais do ANDES-SN propôs uma jornada de lutas entre os dias 9 e 13 de dezembro, convocando as seções sindicais para organizarem atos locais em defesa do cumprimento do acordo de greve e das condições de trabalho, salário e carreira. É a esse chamamento da direção nacional que a assembleia da Sedufsm desta sexta respondeu.

Contra a anistia – Também fará parte da jornada de mobilização o fortalecimento dos atos locais, agendados para a próxima terça, 10 de dezembro, em defesa da punição para os golpistas que atentaram contra o Estado Democrático de Direito. Em Santa Maria, o protesto inicia às 17h30, na Praça Saldanha Marinho.

Acompanhe, abaixo, a agenda completa aprovada – com três abstenções - na assembleia da Sedufsm nesta sexta:

  •  Ocupação de espaços em rádios e jornais de Santa Maria e das demais cidades que abrigam campi da UFSM para falar das pautas da mobilização docente;
  • Participação no ato “Bolsonaro e seus golpistas na cadeia!”, na terça-feira, 10 de dezembro;
  • Carro de som no campus da UFSM na quinta-feira, 12 de dezembro, com esclarecimentos sobre a pauta de reivindicações e a importância de pressionar governo pelo cumprimento do Acordo de Greve. No mesmo dia, haverá entrega de panfletos e diálogo da Sedufsm com as e os professores nas unidades de ensino da universidade.

No calendário nacional divulgado pelo ANDES-SN está incluso, na sexta-feira, 13, o acompanhamento da reunião do Grupo de Trabalho do MEC sobre o substitutivo da Portaria nº 983/2020, que regulamentava as atividades dos docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), aumentando a carga horária e instituindo a obrigatoriedade do controle de frequência via ponto eletrônico. A revogação da Portaria estava dentre os itens do Acordo de Greve. 

Recomposição - Márcia Morschbacher, docente do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, contextualizou a assembleia a respeito do Acordo e de quais os próximos desafios para sua completa implementação. Um dos itens consensuados entre movimento docente e Executivo foi a recomposição salarial para janeiro de 2025, contudo o que vem preocupando a categoria é que esse tema deve ser objeto de Projeto de Lei e, no entanto, até o momento, nenhum projeto foi apresentado. A docente salientou que o governo federal precisa encaminhar a questão ainda dentro desse ano legislativo – que se encerra em 22 de dezembro.

Informes

No ponto de pauta da assembleia reservado aos informes, o professor Ascísio, do departamento de Fundamentos da Educação da UFSM e conselheiro da Sedufsm, fez relato da Audiência sobre a Política Ambiental da universidade, ocorrida na manhã desta sexta, 6. Já o professor Julio Quevedo, do departamento de História, partilhou sua experiência de participação em dois eventos do ANDES-SN: o III Congresso Mundial sobre o Neoliberalismo na Educação e o Seminário ’60 anos do Golpe de Estado de 1964’.

 

Texto: Bruna Homrich

Foto: Jefferson Pinheiro

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM receberá investimentos do PAC, mas lista de nove obras gera controvérsia

SVG: calendario 31/01/2025
SVG: tag Sedufsm
Recursos alcançam aproximadamente R$ 19 milhões e abrangem obras em todos os campi

Mais de 65 mil pessoas foram resgatadas do trabalho análogo à escravidão no Brasil

SVG: calendario 28/01/2025
SVG: tag Sedufsm
Neste 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, lembramos alguns casos emblemáticos ocorridos, especialmente, no Rio Grande do Sul

Plano de saúde será reajustado em 5,5% a partir deste mês

SVG: calendario 24/01/2025
SVG: tag Sedufsm
Diretoria da Sedufsm vinha negociando índice com Unimed desde dezembro passado

Veja todas as notícias